Sejam todos bem vindos!
Segue uma introdução ao tema "Tipos e utilização de plataformas de e-learning":
Um Sistema
de Gestão da Aprendizagem (do inglês:
Learning Management System, LMS,
também chamado de plataforma e-learning
ou ainda sistema de gerenciamento de cursos, SGC) disponibiliza uma
série de recursos, síncronos e assíncronos, que dão suporte ao processo de aprendizagem,
permitindo seu planejamento, implementação e avaliação.
Dentro da
categoria Ambientes Virtuais de Aprendizagem, existe uma categoria específica
de aplicações denominada de Sistemas de Gestão da Aprendizagem. Esta
categoria de ambiente dispõe de um conjunto de funcionalidades projetadas para
armazenar, distribuir e gerenciar conteúdos de aprendizado, de forma
progressiva e interativa, podendo também registrar e relatar atividades do
aprendiz bem como seu desempenho. A estratégia educativa implicita visa dar
suporte para que dois ou mais sujeitos construam o seu conhecimento através da
discussão, da reflexão e tomada de decisões, e onde os recursos informáticos
atuam como mediadores do processo de ensino-aprendizagem.
Em sua forma
tradicional os ambientes de aprendizagem são espaços constituídos de salas,
mesas, cadeiras, material didático, alunos e professores que interatuam
conforme o entendimento desses sujeitos do que seja ensino-aprendizagem. Esses
são ambiente físico, estático, determinado a priori, nos quais a atividade de
aprendizagem se constrói ao longo da interação. O contexto desta interação
obedece a leis de tempo e espaço, sendo que a aula se dá durante um período de
tempo estabelecido e no espaço determinado do que seja a sala de aula. Já em um
ambiente virtual de aprendizagem, deve-se inevitavelmente, compreender e
coordenar as novas relações de tempo e espaço. O ponto de articulação entre
alunos e professores não é apenas a sala de aula e o tempo determinado para as
aulas. O ambiente virtual de aprendizagem é
um espaço relacional criado pelas redes digitais e no qual é preciso aprender a
perceber a interação por meio de sinais na interface web das aplicações. No
processo de aprendizagem em ambientes virtuais, durante as primeiras
interações, os aprendizes tendem a significar o ambiente como uma totalidade
indiferenciada, por mais que este tenha sido concebido, planejado e executado
por uma equipe de especialistas. A construção de uma plataforma a partir de
ferramentas de interação não é condição suficiente para que a aprendizagem
ocorra de forma significativa.
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