Apesar da similaridade entre
os termos e de muitas pessoas considerarem o mLearning apenas
como uma subcategoria do eLearning, esses dois modelos de
ensino têm diferenças consideráveis tanto em termos de entrega, quanto em
conteúdo, contexto de aplicação, e abordagem.
Quando falamos em mLearning,
mais do que pensar apenas em cursos, treinamentos e aulas realizadas através de
dispositivos mobile, como tablets e smartphones, é
necessário que se entenda que esse tipo de ensino obedece a uma dinâmica
diferente dos tradicionais eLearning e que se pense em dois pontos essenciais:
o conteúdo e o contexto.
Conteúdo
O conteúdo no chamado mLearning, ao contrário do
que muita gente costuma pensar, não é o mesmo do eLearning, porém em uma tela
menor.
Em cursos mobile, o conteúdo precisa ser pensado
para a realidade mobile e para o modo como as pessoas consomem informação
nesses aparelhos atualmente. A seguir, alguns fatores que você deve considerar:
- A tela pequena
Em dispositivos desktop, com telas grandes e de
altíssima resolução, colocar muitos textos, imagens e opções de navegação em um
único espaço, pode até funcionar, mas em dispositivos mobile, isso com certeza
vai arruinar a experiência de seu aluno.
Fazer com que ele consiga assimilar bem o
conteúdo de cada tela sem ter que ficar dando zoom para conseguir ler algo, ou
para clicar em um botão, é essencial para facilitar o aprendizado e para que
você consiga um curso com padrões de qualidade elevados.
- O tempo de estudo
Enquanto no computador ou em um notebook você
consegue fazer com que uma pessoa se concentre por até 2hrs em uma lição, no celular,
dificilmente você vai conseguir esse tempo de retenção.
Portanto, é necessário que o conteúdo seja
trabalhado em pílulas, no formato microlearning,
e que o aluno possa estudar em intervalos curtos, enquanto faz um lanche no
trabalho ou espera um ônibus, por exemplo.
Contexto
Quando se trata de implantar o mLearning, é
necessário realizar diferentes pesquisas que provem que seu público realmente
está preparado para lidar com esse tipo de ensino e suas particularidades.
Aqui estão algumas perguntas que você deve se fazer:
- Meus alunos tem familiaridade com aparelhos mobile e acesso a esse tipo de dispositivo?
- Eu preciso de conteúdo durável e denso para memorização (característica do eLearning), ou quero que meus alunos o tenham sempre a mão quando precisarem (característica do mLearning)?
- É minha intenção trabalhar meus conteúdos de forma mais interativa, lúdica e dinâmica, utilizando games e outros recursos como a câmera e o gravador do celular?
Veja este infográfico (em formato pdf) para compreender melhor as diferenças em termos de design, abordagem, entrega e aplicação de cada tipo de ensino (eLearning e mLearning): *Infográfico*
Consultado em: http://sambatech.com/blog/insights/elearning-vs-mlearning/
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